A proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) discutida com os professores em assembleias foi unificada com os demais sindicatos do estado no dia 19 de novembro. A federação dos professores e técnicos administrativos de instituições de ensino privadas, já entregou a pauta unifica para o sindicato patronal (Sinepe).
Os diretores dos sindicatos vão solicitar às instituições de ensino reajuste salarial de 100% do INPC mais 5% a título de ganho real. As reuniões de negociação iniciarão em 2020.
Além dos reajuste, a proposta inclui a renovação de todas as cláusulas sociais, incluindo os triênios e as bolsas de estudos. Outro ponto sempre levado pelos sindicatos às negociações coletivas é o adicional de hora-atividade. A proposta desse ano é de hora-atividade de 5% do salário mensal.
A diretora do Sinproeste e delegada regional de Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa lembra que todos os anos a hora-atividade é levada como pauta, mas o sindicato patronal é extremamente fechado para negociar essa reivindicação dos professores. “Mesmo assim, nós mantemos nossa posição e todo ano tentamos incluir a hora-atividade como uma garantia para o professor das instituições de ensino privadas”, diz Juleide.
Fonte: Sinproeste