Finalizando as dicas literárias da Contee para as férias, selecionamos uma obra de autoria da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher na Câmara sobre a participação feminina na política, e a coletânea de ensaios de Marcia Tiburi sobre o discurso de ódio crescente em nossa sociedade. Boa leitura!
“+ Mulheres na Política”
Autor(a): Procuradoria da Mulher do Senado Federal / Secretaria da Mulher na Câmara
Editora: Congresso Nacional
A segunda edição do livreto “+ Mulheres na Política” destaca a participação feminina na política e o lugar ocupado pelo Brasil na América Latina quanto à equidade de gêneros nos parlamentos. A cartilha busca promover a reflexão do tema, contribuir para a luta contra a desigualdade de gênero na política e por uma reforma política inclusiva. O livreto está disponível no Portal do Senado.
“Como conversar com um fascista”
Autor(a): Marcia Tiburi
Editora: Record
A filósofa Marcia Tiburi reflete questões da cultura política experimentada cotidianamente e leva o leitor a pensar em maneiras para contrapor o discurso de ódio que ganhou força nos últimos tempos. A autora coloca o diálogo como forma de resistência e, a partir da análise de notícias, mostra que é possível abordar temas complexos de forma compreensível a todos. Além de ensaios inéditos e outros publicados pela Revista Cult, a obra tem apresentação do juiz de Direito do Tribunal do Rio de Janeiro, Rubens Casara, e prefácio do deputado federal, Jean Wyllys.
Fonte: Contee