Nesta terça (30/03) a diretoria executiva do Sinproeste realizou reunião mensal, na qual foi discutido o andamento da negociação da reposição salarial desse ano. A presidente do sindicato, Juleide Almeida Corrêa, apresentou as dificuldades em negociar com o Sinepe, o sindicato patronal.
Há dois pontos principais em debate nas negociações esse ano:
- O pagamento da reposição salarial referente à data base de 2019/2020, cuja inflação foi de 4%;
- O pagamento da reposição salarial da data base 2020/2021, período que apresentou inflação de 6,22%.
Devido a situação da pandemia, ano passado o repasse dos 4% ficou optativo às instituições de ensino, sendo acordado que a negociação desse ano partiria da reposição desse percentual retroativo, pois se refere à inflação de um período anterior ao início da pandemia e que as instituições já estavam preparadas para pagar.
Porém, o Sinepe faz de tudo para que o percentual de reposição salarial não seja pago aos professores em sua integralidade. A proposta do sindicato patronal é absurda, veja:
– As instituições que pagaram os 4% em 2020 repassariam apenas 2,22% aos professores, ou seja, descontariam o percentual do ano passado, no caso do ensino fundamental I e II e do ensino médio;
– As escolas ensino fundamental I e II e do ensino médio que não repassaram nenhum reajuste ano passado fariam a reposição do percentual de 6,22% desse ano;
– No caso das escolas que atendem exclusivamente ensino infantil e ensino superior, a reposição salarial seria de 4% para as instituições que não fizeram o repasse em 2020. Aquelas que fizeram o repasse ficariam desobrigadas a aplicar o reajuste desse ano.
Desta forma, o Sinepe nega o percentual de perdas salariais de um ano no salário dos professores, sugerindo o pagamento apenas parte do percentual devido.
Contraproposta do Sinproeste
O Sinproeste não aceitou essa proposta e, junto aos demais sindicatos, encaminhou uma contraproposta solicitando o pagamento integral dos 4% de 2020 e dos 6,22% desse ano, o que soma 10,22% de perdas salariais. Esse é o percentual que deveria ser aplicado aos salários dos professores. O Sinproeste também apresentou proposta para o pagamento integral dos 6,22% para as instituições que repassaram o reajuste de 4% em 2020.
Muito provavelmente as instituições de ensino já estão sendo orientadas a repassar apenas o reajuste desse ano, desconsiderando o do ano passado ou mesmo descontando o percentual pago ano passado já na folha de pagamento desse mês. O Sinepe encaminha as orientações às instituições justificando que já está em processo avançado de negociação com os sindicatos dos professores.
Entretanto, para a direção do Sinproeste, as negociações estão emperradas. “Já foram quatro rodadas e não avançamos em nada. A reposição das perdas salariais é o mínimo a ser feito para reconhecer todo o trabalho e esforço que os professores se dispuseram a fazer para manter as aulas durante o trabalho remoto, que todos sabemos, exigiu muito mais que o trabalho presencial”, finaliza Juleide.
Fonte: Sinproeste