Hoje, 22 de setembro, o Sinproeste completa 35 anos de fundação. Tudo começou em 1990. Naquele tempo, os professores da rede privada de ensino do Oeste de Santa Catarina enfrentavam uma realidade dura: salários atrasados, falta de garantias, e nenhuma representação real. Foi pela urgência de ver seus salários pagos – e por dignidade – que um grupo corajoso de educadores iniciou o movimento de criação do sindicato.
Já no início, 14 professores foram demitidos por se levantarem por um direito básico. Essa realidade é enfrentada até hoje por diretores sindicais que, voluntariamente, se dedicam à luta coletiva e sofrem “punições” por parte das instituições de ensino, inclusive com demissões sem justa causa.
Entretanto, isso não impede que os professores sigam unidos no propósito de conquistar avanços, promover o diálogo, garantir direitos e manter a educação em sintonia com a legislação e com a valorização dos professores.
Para marcar os 35 anos, será realizada uma festa, que também marca a celebração do Dia do Professor (15 de outubro). O evento acontecerá no dia 25 de outubro de 2025 para professores sócios e convidados.
Veja um vídeo comemorativo no Instagram clicando aqui.
Fonte: Sinproeste








