Na última sexta-feira, 11, houve Dia Nacional de Luta e Paralisações em defesa dos direitos, que alcançou 19 estados que realizaram panfletagens, trancaços em rodovias, ocupações de prédios públicos, atos políticos e marchas pelo país. Em Chapecó, cerca de duas mil pessoas participaram da manifestação e atos realizadas em diversos locais da cidade.
A manifestação, organizada pela Frente Brasil Popular, sindicatos e movimentos socais, ocorreu em dez cidades da região, incluindo Concórdia e Xanxerê, cidades em que o Sinproete possui delegacias regionais. Os diretores e funcionários do sindicato participaram dos atos.
Entidades dos movimentos sociais lutam há meses contra as medidas de desmonte do país encaminhadas pelo governo Temer. Além de dizer não à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congelará durante 20 anos investimentos na saúde e educação, e também de outros ataques aos/às trabalhadores/as e à educação, como a Medida Provisória 746, que reforma o ensino médio, os manifestantes repudiaram as medidas do governo que visam retirar direitos dos trabalhadores, como a reforma na previdência e o aumento da idade para se aposentar, entre outros.
Os diretores e funcionários do Sinproeste participaram das manifestações em Chapecó, Xanxerê e Concórdia, em apoio ao movimento dos trabalhadores de todas as categorias e contra as medidas que, ao congelar investimentos públicos, reduzirão os investimentos em educação; e contra as medidas que retiram direitos consolidados e conquistados a duras penas pelos trabalhadores.
Fonte: Sinproeste