Todos nós sabemos o que são as férias: o período de descanso anual que deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano, sem prejuízos salariais e com o propósito de possibilitar o descanso do trabalho e o lazer do trabalhador. Assim, durante as férias, o professor deve estar totalmente desconectado da instituição de ensino, não devendo esta exigir ou solicitar qualquer forma de tarefa ou serviço.
Apesar do fato ser claro e conhecido de todos, o sindicato tem recebido comunicados sobre instituições de ensino que estão solicitando atividades relacionadas ao trabalho aos professores durante o período de férias. São comunicados que chegam por e-mail ou mensagens de textos pelo celular lembrando de atividades a serem realizadas no futuro e até mesmo prazos para inscrições em cursos.
Esta prática é ilegal e pode gerar o direito a uma indenização ao trabalhador que se viu importunado durante suas férias. O sindicato está atento e solicita às instituições de ensino o respeito à legislação e ao descanso dos professores. Se necessário, serão encaminhados os procedimentos legais para garantir os direitos trabalhistas dos docentes.
Fonte: Sinproeste