Neste domingo, dia 10/03, acontece em São Miguel do Oeste a Oficina Ação Educativa sobre a vida e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, com a obra “A Caixa dos Escolhidos”, elaborado pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Segundo a professora Célly Pacheco Maurer, que ministrará a oficina, o objetivo é contribuir com ações em artes visuais integradas com outros campos do conhecimento, proporcionando ao professores ação educativa para aplicação prática nas salas de aula.
De acordo com Célly, o artista plástico era esquizofrênico, tendo produzido mais 800 obras em sua vida. Foram confeccionados três jogos a partir de sua obra, material que será apresentado durante a oficina e posteriormente levado para as escolas, promovendo atividade diferenciada com os alunos, explica a professora.
“A Caixa dos Escolhidos”
De forma a difundir a cultura e a história do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1909/1911-1989), foi desenvolvida uma caixa pedagógica contendo cinco diferentes objetos: um jogo de tabuleiro, um dominó, um quebra-cabeças, um conjunto de posters e um DVD. Mantendo-se o mais próximo possível da obra do artista, o material foi cuidadosamente elaborado a partir de suas referências (o tabuleiro é bordado, os dominós possuem imagens de obras que podem ser lidas pela quantidade, o quebra-cabeças possui peças de diferentes tamanhos), mas contando com facilidade de produção, reprodução, transporte e distribuição.
A caixa, cujo nome é de uma obra de Bispo do Rosário, possui fotos do original em seu fundo e sua tampa, na qual também há um retângulo branco com todas as informações do conteúdo e uma foto da caixa aberta, indicando suas várias possibilidades.
Fonte: Sinproeste