Terminou ontem (22), em Belo Horizonte, o 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Nesta edição, o evento teve como lema “Menos ódio, mais democracia” e reuniu 400 jornalistas, blogueiros e ativistas de 23 estados brasileiros para discutir a defesa da democracia, o golpismo midiático e a democratização da comunicação.
Durante as atividades realizadas no sábado (21), um dos temas discutidos foi o papel da grande mídia e da mídia alternativa na cobertura da tragédia de Mariana. No debate, foi apontada a importância da cobertura da mídia alternativa no caso, uma vez que os grandes conglomerados de comunicação só apontavam a Samarco como responsável pelo crime ambiental – foi a partir da apuração das mídias alternativas que os nomes das outras empresas envolvidas (BHP e Vale) vieram à tona.
Outros debates e rodas de conversa abordaram a democratização da comunicação e o ataque do governo interino de Michel Temer ao Marco Civil da Internet e à neutralidade da rede, afetando milhares de brasileiros, principalmente os mais pobres que já possuem acesso reduzido à internet. Houve também ato cultural com artistas que criaram canções contra o golpe, entre eles o rapper curitibano Vato 413 e Rodrigo Grassi.
No domingo (22), foi aprovada a Carta de Belo Horizonte e realizada a eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.
A Contee participou do evento e foi representada pela coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina Castro. Durante o Encontro, a Confederação apresentou moção de repúdio ao golpe e à entrega do MEC a representantes dos conglomerados educacionais, conduzindo a educação como serviço gerador de lucro.
Fonte: Contee, com informações do Barão de Itararé e Jornalistas Livres
Fotos: BlogProg