A Contee esteve em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 11 e 12 de maio, onde participou da 12ª Rede de Pesquisa (ResNet) promovida pela Internacional da Educação (IE).
Na quinta-feira (12), último dia do evento, os participantes debateram, entre vários assuntos de importância para a educação, as estratégias e ações para estudantes, professores e entidades sindicais em meio ao impacto da mercantilização da educação.
Em dois dias de debates, mais de 20 países estiveram representados no encontro anual da ResNet. As coordenadoras da Contee Adércia Hostin (Assuntos Educacionais) e Cristina Castro (Comunicação Social) participaram dos grupos de discussão e puderam compartilhar as ações da Confederação para a democratização da educação no Brasil, entre elas a campanha da entidade “Educação não é mercadoria”, e também relatar o momento político que nosso país atravessa com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. “Foi um momento carregado de atenção e emoção, uma vez que apontamos os perigos que o afastamento da presidenta Dilma traz, colocando em risco as políticas sociais, o investimento na educação e saúde, e o crescimento soberano do Brasil”, disse a coordenadora Cristina Castro.
Para a coordenadora de Assuntos Educacionais, Adércia Hostin, os assuntos discutidos no evento são de grande contribuição para as ações e propostas da Contee para a Educação e defesa dos trabalhadores. “O que pudemos compartilhar e discutir nesse encontro foi de extrema importância e um grande aprendizado que podemos aplicar nas ações da Contee na defesa dos direitos dos trabalhadores da Educação e pela educação no Brasil. O investimento em pesquisa e o desenvolvimento de ações são eficientes, quando trabalhadas da maneira correta, para o fomento e democratização da educação em qualquer parte do planeta”, avaliou.
Entre os temas dos grupos de debates estiveram também: o bem-estar dos professores; trabalho e atividade profissional; o impacto de habilidades sociais e emocionais no desenvolvimento cognitivo; diretrizes para o desenvolvimento de normas profissionais nacionais para professores; e pesquisas sobre práticas inclusivas.
Confira abaixo o depoimento do Secretário de Educação da Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA), Miguel Duhalde, sobre o Encontro da ResNet.
Fonte: Contee