A realização do XVI CONSIND – Conselho Sindical foi um grande momento para debater as ações desenvolvidas nos últimos dois anos e ajustar os rumos das principais bandeiras do movimento sindical, pautadas principalmente pela valorização dos professores e da educação. O encontro foi fundamental para os sindicatos de todo o país, uma vez que, através da troca de experiências, a ação sindical das entidades de base foram fortalecidas.
O encontro foi um dos mais participados e dinâmicos da história da Confederação, com mais de 340 participantes atuantes. O Sinproeste foi representado por membros da diretoria, Delegado Regional de Chapecó, Sérgio Scheffer, Delegada Regional do Sinproeste Xanxerê, Juleide Almeida Corrêa, Diretor de Patrimônio do Sinproeste, Alessandro Tiesca Pereira e o assessor sindical, Herman Silvani.
“O Consind é um momento de reflexão e debate, de levantar e aprofundar questões da educação brasileira, como o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes)”, acrescenta Scheffer. Outra questão avaliada foi o Domingo de Greve, as entidades avaliaram de forma positiva a ação, que foi destaque em todos os canais de TV, em rádios e jornais.
“O Domingo de Greve foi importante porque destacou uma das maiores reivindicações dos professores no ensino privada: a hora-atividade”, argumenta Scheffer. A plenária final reforçou o compromisso das entidades sindicais por um PNE que assegure uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, bem como a regulamentação da educação privada om exigências legais idênticas às feitas para a educação pública.
[/dropcap]