Foi eleita no domingo (28) a nova Diretoria da Contee, que conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos. E a construção da unidade foi a grande vitória do 9° Conatee (Congresso Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), com a composição de uma chapa única para a disputa.
Delegados do Sinproeste participaram do evento, que iniciou na sexta e encerrou no domingo. A nova diretoria foi eleita com 94% dos votos, sendo que o professor Sergio Scheffer integra a diretoria da Confederação, representando o Sinproeste e os professores do oeste catarinense.
O professor Gilson Reis foi eleito o novo coordenador-geral da Contee. A posse será oficialmente no dia 3 de outubro. “A Contee, neste congresso, faz história. História porque o momento político do nosso país demanda a mais ampla unidade para poder resistir às adversidades que serão impostas ao movimento sindical e aos trabalhadores e trabalhadoras”, expôs.
A professora Madalena Guasco Peixoto, que esteve à frente da Coordenação-Geral por quatro mandatos e agora assume a Coordenação da Secretaria-Geral, agradeceu aos delegados e delegadas e à organização do Conatee, recebendo ainda uma homenagem no encerramento do congresso. “Foi com muito orgulho que dirigi esta Confederação por quatro gestões e é com muito orgulho também que passo o bastão ao companheiro Gilson. Continuo na direção e vou fazer o possível que a gestão que começa seja muito mais exitosa do que a que se encerra.”
Além da eleição da diretoria, o 9° Conatee reafirmou a bandeira de combate ao golpe e em defesa da democracia, aprovou resoluções a respeito da conjuntura nacional e internacional e apontou as posições políticas e a forma de enfrentamento à crise econômica e seus efeitos na luta da classe trabalhadora.
A pauta educacional também definiu as prioridades da luta da Confederação na defesa da educação pública, democrática, de qualidade socialmente referenciada, e da regulamentação do setor privado de ensino.
Fonte: Sinproeste e Contee