No último final de semana ocorreu o 41º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade que representa todos os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico do país. O Congresso aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro, no Parque da Cidade e no Ginásio Nilson Nelson, e contou com mais de 20 debates e cerca de 100 convidados entre representantes dos movimentos sociais, parlamentares, artistas e outros personagens envolvidos com os temas da juventude.
O Congresso, no total, reuniu mais de 7 mil estudantes, representando escolas dos 27 estados do Brasil. Ao final do evento, a estudante paranaense Camila Lanes, 19 anos, foi eleita presidenta nacional da organização.
Também foram definidas as linhas de atuação do movimento nas áreas da conjuntura nacional, educação e movimento estudantil. Os documentos foram redigidos a partir das discussões entre os secundaristas durante os dois primeiros dias de atividades. Os documentos determinam as diretrizes da entidade sobre estes assuntos para os próximos dois anos.
Votaram na Plenária Final 2.909 delegados, que foram eleitos representantes de suas escolas em etapas estaduais realizadas antes do Congresso. A chapa de Camila Lanes, “O movimento estudantil unificado pelas mudanças do Brasil”, obteve 2.158 votos, representando 78,5% do total de votos válidos. Também concorreram as chapas “Oposição de esquerda da UBES”, com 426 votos; “Brizola tinha razão. Brasil mostra tua cara”, com 97 votos e, “UBES é pra lutar. Nós não vamos pagar nada”, com 67 votos.
“Precisamos de reforçar a unidade do movimento estudantil para enfrentar os desafios que se colocam no próximo período. Vamos fortalecer os grêmios, tomar as ruas, resistir ao conservadorismo que deseja retirar os direitos da juventude. Além disso, o mais importante é dizer bem alto que ninguém fechará as nossas escolas”, declarou a presidenta recém-eleita.
Delegação de Chapecó
Um ônibus com estudantes de Chapecó, Pinhalzinho, Coronel Freitas, Xaxim e Concordia saiu de Chapecó para participar do Congresso. Foi a maior delegação de Santa Catarina.
“O congresso da Ubes foi lindo. Reunimos milhares de estudantes para compartilhar sonhos e debater política, mostramos que a juventude está organizada e que não aceitará nenhum retrocesso!”, expôs a presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Chapecó, Talia Leite.