Dia 26 de maio foi a última negociação com o Sinepe (sindicato patronal), quando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi fechada com reajuste salarial de 5,21%. A inflação do período foi de 4,69%, representando ganho real de 0,52%.
A direção do sindicato avalia a negociação de forma positiva, pois nesse ano diversas categorias conseguiram apenas a reposição da inflação. Apesar das dificuldades de diálogo e a intransigência do sindicato patronal, os professores terão ganho real. Foram seis reuniões de negociação, sendo que uma delas foi uma tentativa de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
As demais cláusulas da CCT anterior foram todas renovadas, dentre elas as referentes ao triênio, bolsas de estudos, estabilidade pré-aposentadoria, regras para o ensino a distância, adicional por alunos em sala e contratação por prazo indeterminado.
Com a CCT assinada, agora o sindicato trabalhará na negociação dos Acordos Coletivos com cada instituição, buscando melhorar os benefícios para a categoria.
Fonte: Sinproeste