Alunos com idade entre 11 e 12 anos, dos sétimos anos do Colégio Exponencial de Chapecó, participam de uma atividade diferenciada nas aulas de ciências do Colégio. As trocas de figurinhas ocorrem no início e no final da aula, o recreio é hora de se livrar da figuras repetidas e correr atrás das figurinhas que faltam para completar o álbum.
Para inovar na metodologia de ensino e revisar o conteúdo trabalhado no ano letivo, a professora da disciplina de ciências, Renata Wink, criou um álbum de figurinhas intitulado “Biodiversidade: a diversidade da vida no Planeta Terra”. A biodiversidade, compreende a variedade das formas de vida, entre plantas, aves, microrganismos e insetos.
O álbum com 48 páginas e ilustrado com 106 figurinhas, é uma atividade extra da disciplina. O material é uma ferramenta de interação entre os alunos, e também promove o estudo do conteúdo de ciências, pois o material abrange a classificação dos seres vivos, os vírus e os cinco reinos do seres vivos; Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Para completar o álbum o aluno precisa buscar o que é cada figura trabalhada. Segundo a professora Renata, cada figura traz uma introdução histórica e científica do que ela é, apresentando suas curiosidades particulares. Conforme o aluno Guilherme Migliavacca, de 12 anos, o álbum colabora nos estudos. “Gostei da iniciativa, pois não só trocamos as figurinhas, mas também estudamos cada uma elas.” Os alunos devem completar o álbum até a próxima segunda-feira (03/12), para cumprir a meta proposta pela professora, cada aluno deve aliar estudo e diversão, acelerar na troca de figuras com seus colegas, e assim, atingir o objetivo central, aprender sobre a biodiversidade.