A mulher brasileira é uma das que mais sofrem com a violência doméstica em todo o mundo. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking do feminicídio. Outras violências como ameaça, lesão corporal e estupro fazem parte da rotina de milhares de mulheres e meninas.
A pandemia de Covid-19 contribui com o aumento dessa problemática. Cumprindo o distanciamento social, junto com seus agressores, as vítimas de violência doméstica encontraram maior dificuldade para realizar as denúncias.
Falar e combater a violência doméstica, portanto, faz-se necessário e urgente para todo o conjunto da sociedade. É preciso botar a mão para mudar esta realidade.
Para conscientizar a população sobre o tema, a União Brasileiras de Mulheres – Caboclas de Concórdia, promove a Campanha Basta, objetivando desenvolver ações que permitam formar uma consciência coletiva contra a violência doméstica que atinge meninas e mulheres, priorizando enfoque nos direitos humanos. Para um mundo livre da intolerância, mais igualitário, plural e democrático.
O Sinproeste é um dos apoiadores da campanha.
Fonte: Sinproeste com UBM Cablocas Concórdia