O 1º de Maio é um dia para celebrar as lutas e as conquistas da classe trabalhadora no Brasil e em todo o mundo. A data ficou consagrada como o Dia da Classe Trabalhadora em homenagem aos mártires de Chicago, cuja heroica greve em 1886 resultou na redução e limitação da jornada de trabalho a 8 horas diárias. Direito esse que está sendo colocado em causa hoje em dia pela crescente desregulamentação e precarização dos contratos e das relações sociais de produção.
Ao longo da história as lutas de classes dos trabalhadores e trabalhadoras consolidaram o que atualmente designamos de Direito do Trabalho, que confere maior civilidade às relações sociais entre as diferentes classes e atores no processo cotidiano de produção e reprodução da sociedade humana, conforme notaram inúmeros juristas e estudiosos do tema.
Nenhum direito trabalhista foi fruto da filantropia ou boa vontade das empresas. Tudo é resultado de união e mobilização dos trabalhadores que, por meio de seus sindicatos, negociam e conquistam direitos.
Fonte: Sinproeste, com informações de Adilson Araújo, presidente da CTB