Na manhã de hoje, 1º de março, a direção do Sinproeste realizou reunião sobre a negociação salarial desse ano e o Acordo Coletivo de Trabalho com a Unoesc. A conversa ocorreu com o Pró-reitor de Administração da universidade, Ricardo Antonio de Marco.
A presidente do Sinproeste, Juleide Almeida Corrêa, deu início à reunião apresentando os dois pontos da pauta. Expôs que a negociação com o sindicato patronal já está acontecendo e que o percentual da inflação deve ficar em torno de 5,8%. O professor Ricardo apresentou as dificuldades enfrentadas devido à pandemia do Covid-19, como o trancamento de matrículas e a inadimplência, expondo que o cenário econômico está delicado para a instituição e, diante disso, a Unoesc aguardará a orientação do Sinepe sobre a reposição salarial.
Acordo Coletivo de Trabalho
Também se discutiu sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que não foi mais renovado com a Unoesc para os campi de São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê. O sindicato apresentou a sugestão de retomar a discussão a partir da proposta de 2019. O pró-reitor coloque que a instituição tem interesse em assinar o ACT e que está aberta à negociação.
O Sinproeste encaminhará a proposta ainda essa semana. Também conversará com o Sinproesc, sindicato da base de Joaçaba, para que o Acordo seja unificado entre as duas áreas de abrangência da Unoesc.
Ficou definido que a Unoesc dará um posicionamento sobre o ACT até dia 26 deste mês.
Fonte: Sinproeste