Na tarde de ontem, 16, os sindicatos do estado e a federação reuniram-se com o Sinepe (sindicato patronal) numa audiência de conciliação sobre a Convenção Coletiva de Trabalho desse ano no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Florianópolis. O diretor e delegado regional de Chapecó, Sergio Scheffer, participou da audiência.
A proposta da federação, discutida nas negociações anteriores, foi de 5,5% de reajuste salarial. O Sinepe, por sua vez, propôs 5,21% de reajuste – a diferença de uma proposta para a outra é de 0,29%. A juíza propôs um meio termo, ou seja, um reajuste de 5,35%. Entretanto, o Sipene não aceitou e a conciliação não ocorreu. Portanto, a Convenção Coletiva de Trabalho continua em negociação.
A inflação do período, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), fechou em 4,69%. Com um reajuste de 5,35%, proposto na conciliação, os professores teriam 0,66% de ganho real. As mensalidades nas instituições de ensino foram reajustadas entre 8,5% e 13%.
O Sinproeste, junto aos demais sindicatos do estado, continuará a negociar e buscará o melhor reajuste salarial possível para os profissionais da educação.
Fonte: Sinproeste