Com o início da I Jornada Integrada de Múltiplas reflexões docentes, sistematizada no âmbito do Seminário Descentralizado Educação e Violências, o Sinproeste mobilizou a comunidade escolar de Concórdia e região na semana passada – 25 a 28 de abril –, quando ocorreu a primeira semana do evento. Nos primeiros quatro dias do evento, houve a participação de aproximadamente 700 pessoas. O seminário ocorreu em Concórdia, e as instituições acolhedoras foram a Facc, Fabet e a UnC.
Por meio do seminário, o sindicato promoveu um espaço de participação e socialização do conhecimento para os professores filiados, que tiveram a oportunidade de expor suas reflexões e inquietações sobre a questão da violência em suas mais variadas expressões.
Para o professor Luiz Carlos Chaves, um dos organizadores do livro “Educação e violências: múltiplas reflexões docentes” e do seminário, o evento representa uma contribuição ímpar do sindicato à sociedade de maneira geral e ao conjunto que forma o complexo educacional que compõe a rede de ensino privado e, por conseguinte, o ensino não privado do Oeste de Santa Catarina.
“A jornada, com contribuição social, política e educacional, teve nos primeiros movimentos quatro seminários temáticos com participação significativa de professores, diretores de escolas, estudantes e outros sujeitos sociais que lidam com a temática no cotidiano de trabalho”, comenta o professor Luiz.
O professor Luiz avalia, ainda, que nesse primeiro momento uma questão que chamou muito a atenção foi o interesse sócioinstitucional da região pela temática abordada nos quatro dias de evento.
As temáticas tratadas foram:
- Política legislativa e institucionalização da violência, no dia 25 na Facc;
- Violência no espaço escolar, dia 26, na Fabet;
- Processos educacionais e violências, dia 27, na UnC;
- Ambiente universitário, violências e estrutura social, dia 28, na UnC.
O seminário descentralizado continua acontecendo a partir deste mês. Haverá mais cinco temáticas que serão organizadas no Colégio Marista, em Chapecó, no Colégio La Salle, em Xanxerê, e na Unoesc, em São Miguel do Oeste.
Fonte: Sinproeste