O professor de inglês e associado do Sinproeste Aderson Klein Barreiros da Silva passou numa seleção para dar aulas numa universidade dos Estados Unidos da América durante nove meses. O professor é de Concórdia, com atuação na rede privada de ensino de línguas. Ele também ministra aulas de inglês no Sinproeste em Concórdia para os associados do sindicato.
Aderson explica que que fará o intercâmbio por meio de uma entidade que oferece bolsas para brasileiros fazer cursos de aperfeiçoamento e estudar no exterior, assim como para professores do EUA virem para o Brasil. Quando ele soube de uma vaga para o FLTA (professor assistente de língua estrangeira) se inscreveu. Foram selecionados 20 professores brasileiros para dar aula, sendo que Aderson é o único de Santa Catarina. Ele relata estar feliz com a conquista, pois embora a vaga seja para professor assistente em muitos casos o profissional assume a vaga com professor principal.
O processo
O professor Aderson lembra que o processo para a seleção inclui várias etapas. Primeiramente é necessário preencher formulário com currículo, experiências profissionais, currículo acadêmico, cartas de recomendação, textos e, por fim, fazer uma entrevista por telefone.
Aderson também obteve boas notas boas nos exames de proficiência em inglês, de cunho acadêmico. Segundo ele, a nota vai de 0 a 120, sendo que a dele foi 118. “Os nativos da língua inglesa tiram em média cerca de 70. Eu consegui uma nota maior pelo conhecimento na gramática da língua. Até o rapaz que fez a entrevista disse que se por algum motivo eu não passasse eu deveria me candidatar novamente”, comentou o professor.
Ainda, Aderson conseguiu encontrar uma universidade que, além da bolsa de estudos, oferece plano de moradia e alimentação. “Já assinei os termos de compromisso para os nove meses, ou seja, dois semestres acadêmicos”, comemora o professor Aderson. A universidade também pagará a viagem.
Atuação e agradecimentos
Aderson atua como professor de inglês desde 2006. Ele possui duas formações. Uma em Processo Gerenciais e outra em Letras-Inglês e Literatura da Língua Inglesa, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Dentre a documentação necessária para a realização do intercâmbio, Aderson precisou apresentar cartas de recomendação. Ele agradece todas as entidades que deram a carta: o Sinproeste, a prefeitura de Concórdia e a Secretaria Municipal de Educação, a Fattep/Fabet (Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia), a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ao CCAA, à professora Marimar da Silva e à UFSC.
Fonte: Sinproeste