Na manhã e início da tarde de hoje (18) ocorreu nova rodada de negociação entre os sindicatos dos professores das redes particulares e o Sinepe (sindicato patronal), em Florianópolis. A proposta da entidade patronal continua emperrada na reposição salarial dos professores do ensino superior.
Segundo a diretora liberada do Sinproeste, Juleide Almeida Corrêa, que participou da reunião, a proposta do Sinepe é repor 50% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) retroativos ao mês de março e outros 5,5% em julho. Com isso, o reajuste ficaria, no total, 11,18%. O INPC do período fechou em 11,08%.
Os sindicatos dos trabalhadores não aceitam parcelar a reposição sem recompor significativamente as perdas que isso vai representar. O Sinepe não abre mão da sua proposta, não aceitando nenhuma contraproposta dos sindicatos. Por isso, novamente não houve acordo.
Os sindicatos levarão a discussão dessa negociação para suas bases no Estado e enviarão ao Sinepe uma resposta por escrito por meio da Federação.
Reunião de diretoria
Na nossa base sindical a diretoria se reunirá na próxima terça-feira, dia 26, quando discutirá o assunto.
Em nossa região o Sinproeste conversou com as principais universidades, que garantiram a reposição integral do INPC em parcela única no mês de março. Os professores já devem ter recebido o salário de março com o reajuste de 11,08%. Se isso não ocorreu, entre em contato com o Sindicato.
Fonte: Sinproeste