Neste ano não podemos comemorar o 15 de outubro em um jantar, não podemos nos abraçar pessoalmente. Mas neste ano nós percebemos o quanto somos capazes de enfrentar as adversidades da vida com coragem e sabedoria. Foi um ano de muito desafios. Tivemos que nos adaptar rapidamente a uma nova realidade de ensino. Os desafios não estão todos superados, mas juntos conseguimos vencer todos os obstáculos.
Todos nós sabemos o quanto somos importantes. O quanto o nosso trabalho é fundamental. Mas hoje, só 2,4% dos jovens no Brasil querem ser professor. Em nossa profissão temos excesso de trabalho, stress, síndrome de Burnout, salários baixos, hiperexploração. Cada vez mais a profissão de educar se desgasta. Está na hora de dar um basta! Sozinho ninguém chega a lugar algum e não se muda a realidade social. Somos muitos e precisamos ter consciência da nossa força na sociedade. Neste dia do professor vamos refletir juntos sobre nosso momento atual e o papel do professor.
Nós, da direção do Sinproeste, acreditamos que juntos somos mais fortes. E convidamos todos os professores, todas as professoras, para estarem unidos e junto ao Sinproeste. É assim que teremos cada vez mais força de lutar sempre melhoria das nossas condições de trabalho, pela liberdade de cátedra e pela valorização da nossa categoria frente às instituições de ensino e na sociedade.
Fonte: Sinproeste